Muito se tem falado sobre a implementação do contraturno escolar para alunos do Ensino Médio, mas a verdade é que essa já é uma realidade para várias instituições de ensino.

Afinal, o período extraclasse é uma ótima oportunidade para desenvolver com os alunos atividades que vão além dos conteúdos curriculares.

Com isso, é extremamente importante que todos os profissionais envolvidos com educação entendam a proposta do contraturno.

Pensando nisso, o Super Professor, melhor banco de questões para professores do Brasil, escreveu este texto.

A partir de agora, você vai entender em que consiste o contraturno e qual a importância dele. Além disso, vai conhecer as vantagens dessa proposta e exemplos de atividades a realizar no turno inverso.

Por isso, leia este artigo até o fim. Boa leitura!

O que é contraturno?

A definição de contraturno diz respeito à proposta de manter os estudantes na escola no período oposto ao das aulas regulares.

Assim, os estabelecimentos de ensino podem oferecer cursos extraclasse, cujo objetivo é complementar a formação dos alunos.

Dessa forma, podemos considerá-lo uma proposta fundamental para o desenvolvimento completo de crianças e adolescentes.

Por isso, a escola não deve entender o contraturno como uma simples ampliação do tempo de permanência dos estudantes na instituição.

Pelo contrário, este é um momento em que os professores podem propor atividades que possibilitem a ampliação da vivência dos aprendizes na escola.

Portanto, o período extraclasse é uma forma de melhorar o processo de aprendizagem no interior das instituições de ensino.

Neste sentido, vale a pena destacar a importância dessa proposta. Para isso, leia o próximo tópico.

Qual a importância do contraturno escolar?

De acordo com o que foi apresentado até aqui, fica evidente que a importância do contraturno escolar consiste na oportunidade de ampliar os conhecimentos dos alunos.

Isso porque, ao irem além do período regular, é possível desenvolver habilidades que dependem de atividades diferentes das que são estimuladas na sala de aula.

Por essa razão, é crucial que tanto escolas quanto professores se dediquem ao planejamento dessas atividades para que os alunos não se sintam sobrecarregados.

A partir disso, os jovens terão mais chances de apresentar melhorias no seu rendimento escolar.

Afinal, uma das propostas é que eles possam colocar em prática os conhecimentos obtidos durante as aulas.

O momento prático é fundamental, pois a união de teoria e prática é a receita para o sucesso do processo de aprendizagem.

Além disso, os estudantes poderão desenvolver outras habilidades, como sociais e emocionais, visto que as atividades extracurriculares devem envolver a colaboração em grupo.

Ademais, é indispensável propor tarefas que envolvam pesquisa, visto que essa é mais uma forma de estimular a autonomia e o pensamento crítico.

Quer saber mais sobre as vantagens de trabalhar com o contraturno escolar? Então continue a leitura.

Contraturno: vantagens em aplicar?

Como dissemos anteriormente, há muitas vantagens em implementar o contraturno, tanto para os alunos quanto para a instituição de ensino.

Assim, confira agora uma lista com os benefícios dessa proposta.

Formação integral dos alunos

Sem dúvida, essa é uma das maiores vantagens do contraturno, devido a tudo o que já foi exposto até aqui.

Muitas vezes, as atividades desenvolvidas nesse período fazem com que os estudantes tenham que usar corpo e mente para cumprir as tarefas. E isso é uma forma de estimular o desenvolvimento integral deles. 

Ademais, é importante propor atividades em grupo, para ajudá-los a desenvolver competências como disciplina e cooperação, de modo que adquiram valores sociais.

Mais segurança para a família

Inúmeras famílias têm uma realidade bastante corrida, fazendo com que muitos pais optem por escolas que ofereçam atividades extraclasse.

Isso porque, essa medida garante mais segurança às famílias, ao saberem que seus filhos estão em um ambiente seguro enquanto os adultos trabalham.

Sem falar que essa é uma boa maneira de reduzir o tempo que os jovens passam usando celulares ou diante da televisão.

Destaque para a escola

Independentemente de ser particular ou pública, toda escola almeja se destacar como referência no ensino de qualidade.

Dessa maneira, implementar o contraturno é uma boa forma de aprimorar a qualidade da educação, de modo a destacar a instituição na sociedade.

Porém, para se tornar referência, é fundamental muito planejamento, para que as atividades extraclasse sejam eficientes na proposta de ensino.

Por isso, é necessário escolher atividades que favoreçam o desenvolvimento dos alunos. A seguir, sugerimos algumas.

4 atividades para realizar no contraturno

Considerando a importância de realizar tarefas relevantes com os estudantes durante o contraturno, decidimos listar alguns exemplos para você realizar na sua aula. Confira!

Práticas esportivas

É inegável que os esportes oferecem uma série de benefícios para os alunos, tanto no que se refere à saúde física, quanto à emocional.

A partir delas, o professor pode propor atividades que contribuam para a melhoria do condicionamento físico, da coordenação motora e do equilíbrio dos aprendizes.

Além disso, as práticas esportivas possibilitam aumentar o senso de equipe, autocontrole e disciplina.

Gastronomia

Em pleno século XXI, é fundamental que qualquer pessoa tenha habilidades mínimas na cozinha, pois isso é sinônimo de independência.

Assim, as aulas de culinária podem ajudá-los, por exemplo, a aprender a calcular pesos e medidas, a importância de uma alimentação saudável e formas de preparo dos alimentos.

Aulas de idiomas

Vivemos em um mundo globalizado, no qual todos estamos conectados o tempo todo, com pessoas que estão em qualquer lugar do planeta.

Sendo assim, é importante termos a consciência da importância do estudo de idiomas, pois saber nossas línguas derruba barreiras comunicativas.

Com isso, novas oportunidades se abrem, de modo que, no futuro, os estudantes possam buscar opções de vida fora do Brasil se assim desejarem.

Dança e teatro

As aulas de dança são benéficas para a saúde dos alunos, sua coordenação motora, bem como para a aquisição de conhecimentos culturais e sociais.

De maneira semelhante, as aulas de teatro também trazem esses benefícios, além de servirem como forma de integrar as disciplinas, como história e literatura por exemplo. 

Aprendeu o que é contraturno? Então conheça o Super Professor!

Agora, você já sabe o quanto é importante oferecer o contraturno escolar aos alunos e como trabalhar com essa proposta.

Porém, não se esqueça que o momento das aulas regulares é fundamental para o desenvolvimento deles.

Por isso, conheça a plataforma de questões do Super Professor e assine agora um dos nossos planos.

E para mais dicas sobre educação, fique à vontade para conferir outras publicações do Blog do Super Professor.

Escreva um comentário