O professor do futuro será um profissional mais global e integrado com os acontecimentos do dia a dia e que já estão começando a ser utilizados na sala de aula.

Junto da modernidade técnica, como o uso da tecnologia em sala de aula, o futuro das escolas também vai valorizar os aspectos sociais e comportamentais dos profissionais.

Para entender melhor como esse cenário pode se construir daqui pra frente, listamos sete habilidades importantes para o professor do futuro. Confira!

Conhecimento profundo da sua área
O trabalho do professor deve unir paixão e conhecimento profundo de sua área para levar aos alunos uma experiência de ensino e aprendizado de qualidade. O professor precisa ir além de só passar a matéria, esse conhecimento precisa ser transmitido de forma que os alunos sejam estimulados a se aprofundar no assunto, orientados pelos professores.

Se posicionar como facilitador
O professor do futuro deve ser um intermediário entre os alunos e o conhecimento que eles precisam adquirir. Como facilitador, o professor do futuro estimula os alunos através de técnicas que conectam o aprendizado em sala de aula com o mundo real, incentivando em conjunto o trabalho em grupo.

Ser capaz de ir além da escola
O professor do futuro precisa estar ligado no que se passa fora da escola. Para facilitar o aprendizado e a associação de conceitos, os alunos já têm buscado essa conexão e levado essas discussões para a sala de aula. Dessa forma, o professor é responsável por dar as referências externas, usando fontes confiáveis para que os alunos possam explorar a matéria.

Aprender e usar novas tecnologias
Essa é uma das características centrais que um professor do futuro precisa desenvolver. A cada dia os equipamentos evoluem e essas funcionalidades podem contribuir para o desenvolvimento da educação. Para que essas inovações cheguem à sala de aula, os professores precisam se capacitar, atualizando seus conhecimentos sobre tecnologia.

Aprender sobre escuta ativa
A escuta ativa é uma técnica em que o ouvinte permite que seu interlocutor exponha suas ideias, dando o máximo de sua atenção. Com alunos cada vez mais ativos e atuantes na escola, o professor do futuro deve investir nas habilidades de escuta e empatia, criando laços com sua turma.

4 Comments

  1. Maria Rosa de França Almeida Reply

    Gostei da ideia. Quero conhecer.

    • Marketing Reply

      Muito interessante essas características, não é professora?!

Escreva um comentário