Se você trabalha com estudantes do Ensino Médio, principalmente com aqueles que estão prestes a passar pelo vestibular, é fundamental praticar com listas de exercícios do Enem.
Afinal, nossos alunos precisam estar preparados para a prova que mobiliza o país inteiro uma vez por ano. Pensando nisso, o Super Professor preparou este artigo.
Aqui, você vai compreender a importância desse trabalho prático com questões, bem como poderá atualizar seus conhecimentos sobre a estrutura do Enem.
Além disso, vamos te dizer quais matérias mais caem na prova e apresentaremos um passo a passo para trabalhar com listas de exercícios.
Continue acompanhando e boa leitura!
Qual a importância de utilizar uma lista de exercícios para o Enem?
Que o conhecimento teórico é importante para que os alunos atinjam bons resultados na prova, isso é indiscutível.
No entanto, muitos são os casos em que somente a teoria não basta, visto que o aluno não estava preparado para o desempenho prático na hora da prova.
Por isso, é fundamental trabalhar com listas de exercícios do Enem com seus alunos em sala de aula. Assim, você pode levar uma experiência para os estudantes, de modo a ajudá-los a colocar em prática o pensamento crítico e o raciocínio lógico.
Mas por que isso é importante? Justamente porque essa é a base da prova do Enem, pois as questões costumam fugir do viés tradicional de outros vestibulares.
Desse modo, será muito produtivo levar listas de questões para a turma, visto que fazer exercícios é a melhor forma de fixar os conteúdos.
Além disso, pode ser muito fácil preparar essas atividades quando você consulta um banco de questões para professores, como o Super Professor.
Afinal, lá você irá encontrar todas as questões resolvidas, comentadas, organizadas e atualizadas, deixando seu trabalho muito mais simples.
Mas claro que é necessário que você, enquanto profissional da educação, conheça a estrutura da prova do Enem. Sobre isso, falaremos a seguir.
Qual a estrutura do Enem?
As provas do Enem acontecem em 2 dias, pois englobam uma quantidade alta de disciplinas e conteúdos que são cobrados dos estudantes.
Afinal, como o nome oficial é Exame Nacional do Ensino Médio, podemos compreender que, no todo, o teste retoma os estudos de todo o Ensino Médio dos candidatos.
Sendo assim, as disciplinas do exame são reunidas em grupos, com base na área de conhecimento à qual pertencem. Dessa forma, a divisão fica da seguinte forma:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Educação Física, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação.
- Ciências Humanas: Geografia, História, Sociologia e Filosofia.
- Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia.
- Matemática e suas Tecnologias.
- Redação.
Como é possível perceber, a lista de conteúdos que os estudantes devem aprender para a prova é bastante extensa. Ademais, é fundamental considerar que as questões do teste costumam ser contextualizadas e interdisciplinares.
Em outras palavras, um único exercício pode abordar assuntos de áreas diferentes, como Matemática e Biologia, por exemplo.
Diante de tantas disciplinas, surge a dúvida: quais matérias são mais cobradas na prova? Para saber, leia o próximo tópico.
Lista de exercícios para o Enem: quais as matérias que mais caem na prova?
A partir de agora, vamos comentar sobre o que mais cai na prova do Enem. Professor, preste atenção, pois isso pode ajudá-lo a definir o que e como ensinar aos seus alunos.
Física
- Ondas;
- Mecânica;
- Elétrica;
- Ótica.
Matemática
- Leitura e interpretação de gráficos;
- Equações e funções;
- Geometria plana;
- Trigonometria básica;
- Matemática financeira;
- Logaritmos;
- Estatística.
Química
- Química orgânica e inorgânica;
- Química ambiental;
- Radioatividade;
- Cálculo Estequiométrico;
- Equilíbrio Químico;
- Eletroquímica;
- Soluções.
Listas de exercícios para o Enem: veja os conteúdos para Biologia
- Distúrbios ambientais;
- Evolução;
- Sustentabilidade;
- Sucessão ecológica;
- Doenças;
- Genética.
Português e Literatura
- Interpretação de texto;
- Variação linguística;
- Tipos e Gêneros textuais;
- Intertextualidade;
- Fases da Literatura.
História
- História do Brasil;
- Golpe de 64;
- Ditadura militar;
- Era Vargas;
- Vinda da família real para o Brasil.
Geografia
- Clima;
- Relevo;
- Mudanças climáticas;
- Efeito estufa;
- Ilhas de calor;
- Destruição da camada de ozônio.
Sendo assim, após conferir o que mais tem sido cobrado na prova, chegou o momento de saber qual a melhor forma de aplicar listas de exercícios do Enem para os seus alunos.
Por isso, leia o próximo tópico.
Como aplicar lista de exercícios para o Enem e preparar os alunos para a prova
Você já deve ter se convencido de que trabalhar com listas de exercícios para a prova do Enem é uma das melhores maneiras de preparar os seus alunos. Afinal, são muitos conteúdos para fixar e não é tarefa fácil conseguir lembrar de tudo na hora da prova.
Por isso, é importante que você invista no trabalho com questões junto aos estudantes, para que a experiência prática ajude a memorizar mais facilmente os conteúdos.
Quer saber como fazer um bom trabalho com exercícios? Nós apresentamos dicas super úteis a seguir.
Separe as questões mais relevantes no banco de questões do Enem
O primeiro passo para facilitar a preparação das listas de exercícios do Enem é procurar uma plataforma completa, como a Super Professor.
Dessa forma, tomando como base os conteúdos que mais caem na prova, selecione as questões mais relevantes, de modo a preparar listas eficazes para os aprendizes.
Prepare um simulado com as melhores questões
A partir do momento em que tiver selecionado boas questões, faça um simulado e aplique nas turmas com as quais você trabalha.
Nesse sentido, proponha que os alunos resolvam os exercícios sem o auxílio de nenhum material de consulta, como se fosse a prova oficial.
Faça uma revisão detalhada com seus alunos
O momento da correção dos exercícios é fundamental. Por isso, destine um tempo para comentá-los e, com isso, fazer uma revisão detalhada com os estudantes.
Assim, eles poderão tirar dúvidas e compreender os motivos de terem cometido alguns erros.
Além da lista de exercícios para o Enem, dê outras dicas para fazer 1 dia antes da prova
Depois de praticar bem com os estudantes, dê orientações de práticas saudáveis para que façam antes da prova.
Por isso, recomende descansar, se alimentar bem, beber água e praticar algum exercício físico no dia anterior, pois isso ajuda a ter um bom desempenho.
Conte com o Super Professor para elaborar listas de exercícios para o Enem
Agora é a hora de colocar em prática o que foi dito até aqui e preparar boas listas de exercícios do Enem para suas turmas.
E para que essa tarefa não fique pesada, lembre-se de que pode contar com o Super Professor, um banco completo de questões à sua disposição.
Por isso, assine agora um dos nossos planos e aumente a qualidade das suas aulas.
E se este artigo foi útil, continue no Blog do Super Professor e confira mais dicas como esta.