Uma das funções essenciais na jornada dos professores é a criação de avaliações que sejam capazes de mensurar o conhecimento dos alunos e ser uma forma de melhorar as práticas educacionais. Muitos professores, desde os iniciantes aos mais experientes, possuem dúvidas sobre esse assunto.

Afinal, por que elas são tão importantes? Como evitar que os alunos colem? Como tornar as correções mais práticas? Separamos tudo o que você precisa saber neste artigo.

Tire suas principais dúvidas sobre o assunto com o Super Professor — o melhor gerador de provas e simulados para estar ao seu lado. Confira a seguir!

Qual a função das provas no ensino?

As provas têm o papel de avaliar o conhecimento dos alunos. Podem ser instrumentos para descobrir como aprimorar as aulas, orientando a ação dos professores e também identificando as deficiências e pontos que precisam ser melhorados pelos alunos.

Quais são os tipos de provas?

As provas podem ser classificadas em:

  • Avaliação diagnóstica: a ideia é diagnosticar como está o processo de compreensão dos alunos e redirecionar rotas quando necessário;
  • Avaliação formativa: está relacionada ao acompanhamento contínuo da aprendizagem, verificando quais áreas precisam de melhorias;
  • Avaliação somativa: faz a avaliação final do aprendizado, analisando a visão consolidada de desempenho após um período (bimestre, semestre ou anual);
  • Avaliação comparativa: permite comparar diferentes períodos e situações, analisando o desempenho dos alunos. Pode ocorrer na mesma turma ao final de um período, ou então analisar o rendimento de duas turmas diferentes.

Como evitar que os alunos colem nas provas?

Essa é uma questão que aflige muitos professores. O ato de “colar” pode mascarar justamente o ponto que precisa ser diagnosticado, como o nível de aprendizagem dos alunos ao longo do tempo. Com algumas dicas, é possível minimizar os riscos de que isso aconteça. Estão entre eles:

  • Elabore uma prova com questões variadas e diversificadas que incentivem o raciocínio crítico e tenham resoluções individualizadas (nas disciplinas em que isso é possível);
  • Para quem realiza avaliações dissertativas à distância, utilize tecnologias antiplágio para verificar se as respostas não foram copiadas de outros sites, garantindo a autenticidade das respostas;
  • Explique para os alunos sobre questões de ética educacional e como a cola prejudica o aprendizado.

Como facilitar as correções de provas?

Principalmente para os professores que possuem muitos alunos ou têm diversas turmas (e, por isso, criam avaliações diferentes), agilizar o processo de correção é fundamental para sua rotina. Para isso, uma dica interessante é contar com os gabaritos eletrônicos, facilitando a conferência.

Nas questões discursivas, ter a questão já elaborada com a correção pronta (no caso de uso de um gerador de provas e simulados) pode agilizar a conferência. Com isso, é possível reduzir o tempo total dessa tarefa e transformar a sua rotina.

Como criar provas mais rapidamente?

Quer criar provas com maior praticidade e agilidade no dia a dia e poder focar mais em outros pontos importantes, como preparo das aulas e dinâmicas educacionais diferenciadas? Então, conte com o Super Professor — um site para elaborar provas e outros tipos de avaliações.

Com o Plano Professor, você possui acesso a um banco completo de questões, facilitando a criação de provas, listas de exercícios e simulados. É possível montar avaliações completas em menos de 5 minutos e ter acesso às questões resolvidas e comentadas por um time de professores, caso tenha dúvidas.

Se você quer facilitar a sua rotina e focar em outros pontos, conte com o Super Professor, o melhor site para gerar provas e simulados. Confira nosso Plano Professor e assine agora!

 

Escreva um comentário