Até mesmo o mais dedicado dos alunos, em um certo dia, pode apresentar um desânimo com os estudos. Nessas horas, saber como despertar o interesse do aluno para a aprendizagem é indispensável!
Pense em quantos anos da nossa vida passamos dentro da escola, entre os livros, provas e muito estudo. Em um determinado momento, é natural que o interesse já não seja esteja em altos níveis, certo?
Para os professores, porém, o baixo interesse dos alunos no processo de aprendizagem pode ser muito desmotivador.
Se você está enfrentando os desafios de manter o interesse dos alunos nas aulas e precisa de ajuda, confira algumas dicas práticas que podem aumentar a disposição e entusiasmo das crianças no aprendizado!
1 – recompense todo o esforço
Sabemos que, no fundo, o aprendizado por si só já é uma grande recompensa. Mas quando falamos sobre crianças e adolescentes, essa percepção, muitas vezes, não é tão clara quanto para nós, adultos. Você pode trabalhar com a RECOMPENSA, seja de pontos, um prêmio básico, 5 minutos finais para assuntos extra classe.
2 – Invista em recursos multimidias
Muitas vezes, a rotina de estudos baseada apenas em tarefas, livros e provas pode deixar o aluno desinteressado. Por exemplo, se sua próxima aula será sobre a Segunda Guerra Mundial, ao invés de apenas falar sobre o período e aplicar avaliações, experimente novas abordagens. Você pode, por exemplo, propor à turma uma leitura em grupo de livros que falem sobre a época, como a famosa obra “O Diário de Anne Frank”.
3 – Crie desafios
O bom e velho desafio pode funcionar muito bem como uma injeção de ânimo! Portanto, se você está em busca de estratégias práticas de como despertar o interesse do aluno para a aprendizagem, invista nas tradicionais competições saudáveis. Os desafios, em qualquer fase da vida, podem trazer excelentes ganhos. No entanto, quando falamos sobre a área acadêmica, eles são ferramentas poderosas para mudar o clima de uma turma.