Você talvez deva estar se perguntando, mas o que é chat GPT? Nós te explicamos!

A partir de um vasto material disponível na internet, o site (por enquanto, gratuito) responde a qualquer pergunta que o usuário digitar (desde “o que é Revolução Gloriosa?” até “Deus existe?”). Mas, atenção: o próprio sistema admite que tem limitações e que pode fornecer dados imprecisos, incompletos e desatualizados.

O Chat GPT, novo sistema de inteligência artificial, está sendo tratado como “vilão” por escolas no exterior: nos Estados Unidos e na Europa, colégios bloquearam o acesso ao robô, temendo que os alunos trapaceiem nas provas e passem a apenas copiar e colar os textos escritos automaticamente pela ferramenta.

Alguns dos pontos negativos do uso da ferramenta nas escolas são:. Dificuldade de detectar plágios e de avaliar alunos. Opiniões rasas e desestímulo ao pensamento crítico. Imprecisão de respostas. Falta de estímulo à criatividade e à pesquisa.

Não podemos deixar de admitir que a ferramenta tem vários benefícios também, como treino em linguagens estrangeiras, economia de tempo, desenvolvimento de habilidade de análise e uma nova forma de interagir com a educação.

E aí, professor? Esse assunto já chegou na sua escola? Qual a sua opinião sobre essa nova ferramenta na internet?

Escreva um comentário