É dia de prova, seus alunos entram confiantes em sala?

Ou você sente neles aquele clima de medo, digno de um filme de terror? Independente de você estar aplicando uma prova de primeiro bimestre ou ainda o exame final, você pode ajudar seus alunos a adquirir confiança e fazer uma boa prova com algumas dicas simples.

O professor precisa preparar seus alunos para esses momentos, que serão levados para além da sala de aula. O Super Professor trouxe algumas ideias que você já pode colocar em prática com os seus alunos.

Use o mesmo vocabulário das provas em sala de aula.
Uma das melhores maneiras de ajudá-los a se prepararem para as avaliações é acostumá-los à linguagem acadêmica usada nas perguntas de provas – palavras como ‘explique’, ‘analise’, ‘discorra’ e ‘identifique’. Assim, eles ficam mais familiarizados com o vocabulário utilizado, o que facilita o entendimento e reduz a tensão.

Ensine estratégias.
Ensine algumas estratégias que os ajudem a verificar suas respostas e a agir de maneira mais inteligente. Mostre-lhes como trabalhar para trás, para frente, como reduzir as possibilidades das respostas de múltipla escolha, como revisar seus textos e como circular termos essenciais na leitura dos enunciados.

Lembre seus alunos das técnicas de aprendizagem.
Assim como as estratégias de verificação de respostas, seus alunos precisam aprender uma variedade de métodos para estudar de forma efetiva. Cada um tem seu método preferido, mas você pode incentivá-los a fazer resumos, a estudar com um amigo e a praticar fazendo exercícios.

Use uma linguagem positiva.
Você sabe que seus alunos são inteligentes e que você lhes deu o conhecimento de que precisam para se saírem bem na prova. Não se esqueça de motivá-los todos os dias com comentários positivos e edificantes e, no dia da prova ou teste.

E se você tem mais alguma técnica que costuma ajudar os alunos nesses momentos, comenta aqui.

2 Comments

    • Marketing Reply

      Oi Celina, obrigada pela sua contribuição, vamos trazer sim!

Escreva um comentário