A tecnologia está cada vez mais chamativa, não? Se você é professor e não sabe mais como competir com smartphones durante as aulas, confira a seguir 3 ideias perfeitas para gerenciar o uso de softwares na escola e entenda como um banco de questões ou software educativo pode ajudar.

Smartphones nas escolas: como lidar?  

Afinal, a tecnologia é aliada ou inimiga do ensino formal nas escolas? Existem diversos motivos para utilizá-la e para evitá-la. Provavelmente, esta resposta depende do contexto e dos limites impostos em sala.  

Vantagens do uso 

Aliada aos estudos, a tecnologia pode promover aprendizado de maneira nunca imaginada. Ela promove acesso rápido à informação, ajuda na transferência de dados e pode ser uma excelente fonte de pesquisa. 

Além disso, ela ajuda a criança a se situar nesta era de mudança tecnológica. Ela precisa saber sobre os atuais avanços. 

Desvantagens do uso

Assim como os adultos, é muito fácil se distrair diante de uma tela. São mensagens chegando e informações que não param, o que pode ser prejudicial para os jovens. 

Além disso, como ficam os alunos que não têm celular próprio? Eles acabam sendo excluídos por não terem acesso a essa tecnologia, o que pode até se tornar motivo de bullying. 

3 dicas para gerenciar o uso da tecnologia

Para que o uso não seja um problema em sala de aula, existem algumas técnicas que você pode implementar. O mais importante é entender que a tecnologia não é uma vilã, mas sim uma aliada cujo uso é inevitável.

Defina momentos para uso 

Que tal negociar com seus alunos? Deixe bem claro que o uso de smartphone não é um problema, mas existem horas certas para isso.

Explique quando é permitido e aconselhável usar, e quando não é permitido. Ao deixar isso claro, você não será rotulado como antiquado, apenas mostrará que aceita a tecnologia com sabedoria.

Crie atividades dinâmicas 

Com metodologias ativas e aulas mais dinâmicas, você perceberá que a necessidade compulsiva do uso de celulares diminuirá.

Afinal, os alunos estarão tão envolvidos com as tarefas propostas que não sobrará tempo para conferir notificações no celular.

Incentivar a cultura DIY torna os alunos mais inovadores e engajados com as disciplinas. Desta forma, você pode lançar mão deste recurso sempre que necessário ou intercalar as metodologias de ensino durante o período letivo. Você escolhe! 

Use a tecnologia nas aulas

Se você não vencer a guerra contra os smartphones, junte-se a eles. Que tal utilizar um banco de questões ou software educativo para tornar suas aulas mais produtivas e facilitar sua rotina? O sistema aliado à disciplina pode auxiliar na fixação do conteúdo e tornar as aulas mais interessantes.

Existem bancos de questões com foco no ENEM, como o Pazzei, que auxilia na preparação do exame com uma jornada de descoberta, oferecendo aos alunos uma ferramenta valiosa para consolidar seu conhecimento e alcançar seu sucesso acadêmico.

Além do uso de software educativo, um bom banco de questões para elaborar provas também pode otimizar seu tempo, permitindo que você planeje novas aulas e elabore formas mais eficientes de revisar a matéria. 

Ao reconhecer que o software educativo e um banco de questões podem enriquecer suas aulas, é hora de incentivar seus alunos a tirarem maior proveito da tecnologia. Como o banco de questões de ENEM, para professores e até mesmo banco de questões para medicina disponível nesta época única. 

Escreva um comentário