As provas são um importante instrumento de verificação do progresso dos alunos e da promoção da aprendizagem. No entanto, é importante que elas não sejam tão difíceis a ponto de impor barreiras desnecessárias à aprovação, nem tão simples a ponto dos estudantes não se sentirem desafiados.

Pensando nisso, criamos este artigo que mostra a você como manter o equilíbrio entre dificuldade e aprendizagem, e como um banco de questões pode ajudá-lo nesse processo. Confira a seguir!

Estímulo à autonomia dos estudantes

O ensino fundamental é um período em que muitas transformações estão ocorrendo na vida dos adolescentes e pré-adolescentes. Por isso, é importante elaborar avaliações que os desafiem e estimulem a serem mais reflexivos, promovendo seu protagonismo e autonomia intelectual.

Assim, é preciso realizar provas que envolvam diferentes áreas do conhecimento, aliadas a questões do cotidiano. Essa ação ajuda o aluno a pensar sobre a sua própria realidade e a buscar saídas para problemas individuais e coletivos, contribuindo para torná-los indivíduos mais engajados socialmente.

Para tanto, pode-se desenvolver projetos interdisciplinares e métodos de avaliação que serão definidos pelos professores envolvidos. As provas podem ocorrer de forma oral ou por meio de apresentação de seminários.

Avaliação integral

Diversos fatores podem ser incluídos no momento da avaliação de um aluno. Por exemplo, é possível constatar seu progresso no aprendizado por meio de suas competências socioemocionais.

Entretanto, os aspectos mais subjetivos (como tomada de decisão, participação nos trabalhos e engajamento), não devem ser integrados à nota final. É preciso considerar critérios que influenciam na aprendizagem, no domínio do conteúdo e na sua produção ao longo do ano.

Elaboração da prova: aspectos fundamentais

Sendo um dos principais métodos de avaliação, a prova deve ser elaborada de modo estratégico, seguindo um planejamento que abarque alguns aspectos essenciais. Veja alguns deles:

As questões familiares

As questões abordadas precisam manter uma familiaridade com as tarefas já realizadas na sala de aula. Caso o professor incorra na falta de conexão, o aluno sentirá mais dificuldade, e esse não é o objetivo da aplicação da prova.

Assim, não apenas o conteúdo deve estar relacionado com as aulas, mas também o modo como ele foi exposto e a linguagem utilizada.

Tempo

O tempo de prova deve ser razoável, levando em consideração a quantidade e a complexidade das questões. Manter a sala de aula silenciosa e expor um relógio pode ajudar os alunos a se concentrarem mais e administrarem melhor o seu tempo.

Linguagem

O enunciado das questões deve estar claro para que o aluno entenda o que está sendo solicitado. Não há necessidade de utilizar termos difíceis se a prova não for de verificação de vocabulário. Dessa forma, evitaremos que o aluno incorra em erro por não entender o que está sendo solicitado.

Plataforma de questões

A rotina de um professor é bastante agitada. Ao lidar com uma diversidade grande de turmas, elaborar questões passa a ser uma atividade bastante cansativa. Por isso, contar com uma plataforma de questões que auxilie nesse trabalho pode fazer toda diferença.

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