Uma das tarefas que mais ocupam os professores em seu trabalho é preparar listas de exercícios e provas. Quando esse processo é facilitado, torna-se muito mais simples concentrar-se no ensino e aprendizagem dos alunos.

Contratar um banco de questões escolares pode ser uma opção nesse momento. Porém, por ser um investimento para a instituição, é preciso pensar se vale a pena. Isso vale principalmente para as escolas com pouco orçamento.

Mas afinal, vale a pena investir em um plano de banco de questões para elaboração de provas? Confira a seguir os prós e contras de contar com essa possibilidade para sua instituição de ensino.

Quais são os prós do banco de questões escolares para elaboração de provas?

Em primeiro lugar, vamos conhecer mais sobre as vantagens de uma escola contratar um banco de questões escolares para seus professores. Estão entre elas:

  • oferece maior comodidade e transforma a rotina de todo o corpo docente: isso proporciona um ambiente diferenciado para os professores, que podem contar com a facilidade de ter questões prontas para as provas, sem precisar elaborá-las do zero;
  • gera diferenciais para a escola: com a possibilidade de gerar simulados precisos dos principais vestibulares do país e do Enem, sua escola pode sair na frente dos concorrentes na preparação dos estudantes para as provas;
  • geração de relatórios dos alunos: permite à coordenação pedagógica ter um maior acompanhamento da evolução de cada estudante e das turmas como um todo.
  • número ilimitado de usuários: mesmo que a escola contrate novos professores, isso não pesa mais no orçamento da instituição;
  • acesso simultâneo: não há problemas se mais de um professor acessar a ferramenta ao mesmo tempo, pois ela dá suporte para todos os profissionais.

Quais são os contras do banco de questões para elaboração de provas?

Ok, mas quais são os pontos que podem representar dificuldades na implementação de um banco de questões escolares na instituição? Alguns dos principais desafios dessa solução são:

  • valor: em alguns contextos, como em escolas menores, o custo da ferramenta pode ser elevado, devido a um orçamento limitado;
  • dependência de conexão com a internet: caso a escola tenha algum problema de indisponibilidade de conexão, não será possível montar uma prova ou simulado, pois elas não ficam armazenadas offline;
  • mudanças nas avaliações: caso ocorram mudanças nos modelos de provas de vestibulares, os professores podem ter maior dificuldade para se adaptar, já que as questões são baseadas nas edições anteriores.

Vale a pena investir em um plano para escolas?

Diante dos prós e contras, será que vale a pena investir em um plano para escolas? A resposta é: sim. Mesmo com os desafios que apontamos, eles podem ser contornados e, desta forma, proporcionar benefícios para sua escola.

Por exemplo, com relação aos custos, ao proporcionar uma preparação diferenciada, o uso do banco de questões pode ajudar a financiar os custos e aumentar o número de matrículas. Afinal, os pais saberão que a instituição oferece qualidade na preparação para o Enem e vestibulares.

Como você viu, um banco de questões para elaboração de provas pode ajudar a trazer mais alunos, facilitar a vida do professor, entre outros benefícios que são essenciais para o crescimento da escola. Para isso, é importante contar com boas opções que ofereçam toda a infraestrutura necessária para esse momento.

Conte com o plano para escolas Super Professor! Conheça mais sobre as funcionalidades e benefícios de um banco com mais de 200 mil questões!

Escreva um comentário